domingo, 27 de maio de 2012

Resultado da Enquete: União é a palavra que define o Maranathá

Nossa primeira enquete do blog foi encerrada. A pergunta era: "Qual a melhor palavra que define o G.J Maranathá?" e entre as opções, União, foi escolhida com 75% dos votos.

Então lá vai um provérbio africano que define esse sentimento tão bonito, forte e necessário.

"A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome."


A união deve ser o passo primitivo de todo ser que necessita viver e para isso é necessário que haja participação e benevolência mútua
Fatima Guirlanda

☼ Fala aí irmão (a) com Marcão


Nosso convidado de hoje para participar do "Fala aí Irmão (a)", é nosso Grande Marcão, trocadilhos a parte, esse cara é sensacional. Inteligente e dedicado, nosso estudante de Letras da FFLCH-USP responde as perguntas e mostra quais são seus pensamentos referente ao Maranathá. Valeu Marcão, pelo companheirismo, amizade, e por todo o esforço que você demonstrou e demonstra a cada dia, a cada encontro no nosso grupo.


O que representa pra você o Grupo de Jovens?

Para mim o grupo de jovens é um espaço onde temos a oportunidade de vivermos o ideal das primeiras comunidades cristãs, onde não importa o que temos mas o que somos, ao qual a individualidade de cada um é respeitada e valorizada, e todos sendo convidados a compartilhar um pouco do que realmente são.

O que você espera de um grupo de Jovens?

Espero sobretudo abertura de todos para o novo, disposição a mostrar o melhor do que se tem a oferecer, ver no outro um potencial de amigo e até mesmo de irmão, onde todos possamos nos sentir acolhidos e parte integrante deste grupo.

Conte algum fato marcante que você passou no Maranathá ou em algum outro Grupo que já tenha participado.
Difícil para mim escolher um momento mais importante destes tantos que já vivi em tão pouco tempo de convívio com o Maranatha, mas acho que posso selecionar justamente aquele em que vi a disposição dos nossos companheiros em compartilhar um pouco de suas vidas conosco no dia das mães. esse momento edificou o ideal de um grupo que se pretende viver uma verdadeira comunidade.

26/05 - Dia de Pentecostes


   No dia da solenidade da vinda do Espírito Santo, o nosso grupo se reuniu para falarmos sobre esse dia tão importante para a igreja. Foi pedido para que todos levassem um prato típico e um objeto que representasse o local onde os seus pais nasceram. No inicio do encontro cada membro do grupo comentou sobre o prato e objeto que trouxe, e percebemos a variedade de lugares citados.
   Fomos desde o Paraná com o relato do Juninho, até Manaus, com o relato da Nicole. Depois houve a dinâmica dos nomes. Foram divididos 6 grupos, e cada grupo ganhou um papel com nomes diferentes, e o objetivo era identificar os nomes e o que eles representavam. Chegamos a conclusão que havia uma coincidência nos papéis, pois todos continham nomes de Deus, provindos de diferentes povos, nações e religiões.

   Zeus, Alá, Iesu, Jáh, Jesus, Jeová, são exemplos de nomes que representam essa diversidade/igualdade. Tivemos uma reflexão após a leitura da Bíblia. Foi proposto que todos pensassem se é justo julgarmos as pessoas por suas diferenças, sendo que os próprios discípulos de Jesus foram a diversos povos distintos levar a mensagem de Deus. Por fim, detonamos com os pratos típicos, nunca vi uma tigela cheia de Pão de Queijo ser detonada em 10 segundos. Sem falar no creme de Cupuaçu que foi a sensação do momento. Prefiro não postar sobre a dança final do Ginaldo para não causar polêmicas RSRSRS.


Clique no slide show para ver algumas fotos do encontro de hoje

Esse vídeo com certeza representa muito bem o dia de Pentecostes.




domingo, 20 de maio de 2012

Ensaios do Grupo Teatral Maranathá voltará no sábado dia 02 de Junho


Aviso

   Galera do Teatro, como bem postado pelo Valdo, no dia 26 de Maio, próximo sábado por volta das 16:30h, teremos o encerramento da Taça PJ, no qual todo o Grupo Maranathá irá comparecer. Então os ensaios do Teatro voltarão no sábado dia 2 de Junho, as 17:00 horas na Paróquia. Vamos comparecer para que possamos dar inicio ao ensaio das cenas, levarei o um texto para cada personagem para que possam acompanhar os ensaios independente de estar atuando em tal cena. Lembrando que a peça "A Princesa Perdida" será apresentada em Agosto, embora pareça que está distante, logo chegará, e quanto mais preparados estivermos, melhor. Como dizem na linguagem teatral, MUITA MERDA para nós, siginifica BOA SORTE no mundo do teatro. Vamos agarrar o teatro e a peça assim como o grupo abraçou o time na taça PJ. Contamos com a presença de todos.

Resumo do Jogo: Maranathá X Bom Jesus dos Passos


Foi muito além do que todos esperavam. Foi um jogo com direito a tudo e mais um pouco. Acho que em toda a Taça PJ 2012 não se via um grupo tão forte como o Maranathá.


Todos já sabiam que o time estava matematicamente desclassificado das semi finais, mas comparaceu boa parte da torcida: Gaby, Jessica, Cris, Marcão, Sílvia, Tami, Valdo, Ginaldo, Doni, e etc. Contamos com o apoio da torcida de integrantes da nossa Paróquia vizinha São Judas Tadeu, e o batuque dos meninos não deixou ninguém parado. O jogo começou meio amarrado por parte das duas equipes, e o Maranathá abriu o placar com o camisa 10, Vinicius Jonck, num chutaço que não deu chances para o goleiro da Bom Jesus. Mas o time da "casa" empatou, virou e abriu uma vantagem de 3 gols.

Com boas jogadas, principalmente do camisa 6, Gustavo, o Maranatha conseguiu fazer mais um gol, e mais uma vez com Vinicius. Por ironia do destino, o jogador que fez dois gols pelo Maranathá ainda foi expulso a 10 segundos do fim do jogo. Independente do resultado, tivemos mais uma demonstração de que a união, a humildade, a alegria e a personalidade de cada membro do Maranathá foi colocada em quadra e também na torcida.




Fica aqui também o agradecimento ao time da Bom Jesus dos Passos, que fez um belo jogo, e mostrou que é uma equipe forte, e com chances de conquistar a taça. Perdemos para uma equipe muito bem estruturada, e que ao nosso lado, rezou e mostrou o verdadeiro espírito do campeonato, a integração dos grupos de Jovens.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Último jogo: Maranathá X Bom Jesus dos Passos

A Taça PJ 2012 está chegando ao fim, e vamos para o último jogo já com a triste notícia que estamos fora da semi final. No entanto, não há nada melhor que vestir a camisa considerada a mais bela da competição e mostrar que acima de qualquer coisa temos caráter, honra, dignidade e união.

Nosso adversário é a Paróquia Bom Jesus dos Passos, o time considerado da casa, pois treinaram muito na quadra do A.R.C.



Fica a dica para nós, não será fácil, mas vamos com tudo Maranathá.

Evandro, Maguinho, Rebonato, Juninho, Gabriel, Gustavo, Matheus Rocha, Vinicius, Matheus Gomes, Marquinhos, Junior, Murillo, Marcelo, Jackson.

Todos estão convocados para encerrarmos nossa participação no campeonato.

☼ Fala aí irmão (a) com Silvia Arcanjo Ferreira

Esse é um espaço muito especial do nosso blog chamado Fala ai irmão (a), no qual toda semana um integrante do Maranathá irá dar o seu depoimento sobre a importância do Grupo, e da união jovem na igreja e na sociedade.

Na estréia do espaço, não poderiamos convidar outra pessoa diferente dela, nossa querida Silvia Arcanjo Ferreira, nossa mãezona, ela que é amiga, companheira, fiel, e está sempre ali dando força para todos do grupo. Silvia, temos orgulho de ter você ao nosso lado, te amamos.

Nome: Silvia Arcanjo Ferreira



O que representa pra você o Grupo de Jovens?

"Para mim um grupo de jovens significa um grupo que se coloca a serviço dos outros, seguindo os ensinamentos adquiridos, vivenciados na Igreja...Simboliza a entrega, a verdade, sobretudo o respeito a si e aos demais."
 
2 - O que você espera de um grupo de Jovens?
 
"Espero o sentido mais amplo da palavra: UNIÃO...estar em comunhão, presentes e ativos na vida uns dos outros, espero que cada dia o grupo se transforme, crie sua identidade, promova ações, seja atuante, seja renovador, acolha e entenda que só se exercita a cidadania, a construção de ideias na prática, no dia a dia, que pregue a humildade, valores e respeito e saibam sinceramente acolher e lidar com as diversidades não somente em comunidade, porém dentro do próprio grupo."
 
3 - Conte algum fato marcante que você passou no Maranathá ou em algum outro Grupo que ja tenha participado.
 
"Foram vários os momentos neste grupo. Ter participado do campeonato e presenciar a luta, o sentido de coletividade, de companheirismo, de respeito foi maravilhoso da parte do grupo....estou muito orgulhosa disso...e a última reunião foi muito linda!!! Teve risos, choros, verdades, compreensaõ, pedidos de perdão, declarações de amor e respeito de um para com o outro...Me vi dentro de uma família mesmo onde somos tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos e felizes juntos....Todos temos nossos dons, nossos medos, nossas falhas, nossas virtudes, mas acima de qualquer questão...somos humanos e nos permitimos tentar sempre....Foi um encontro das almas mesmo...inesquecível, todos abraçados....ouvindo, rezando e vivenciando juntos o sentido de comunhão."
 
 
 

♫ Momento Reflexão

Essa canção é muito linda, do Ministério Adoração e Vida, muita gente se emociona ao ouvi-lá. É realmente o espírito santo de Deus tocando os nossos corações. Essa música tocou no retiro 2011 do Crisma, foi incrível.

O céu se abre - Adoração e Vida

Mas afinal, o que significa Maranathá?


O termo é a composição de duas palavras, que transliteradas dão origem à palavra Maranata e que significa "O Senhor vem!" ou ainda "Nosso Senhor vem!". No desfecho do livro do Apocalipse, a mesma expressão é utilizada como uma oração ou pedido, desta feita na língua grega, e traduzida por: “Vem, Senhor”.


Quando fazemos à posição do Maranatha com a mão, ela possui um significado grandioso para nós.
 
Os quatro dedos voltados para o alto representam os quatro “AS” da palavra MARANATHA, onde estes são seus significados:  AMAR, ANUNCIAR, APRESSAR E AGURDAR - a volta de Jesus.




Cada Desbravador deve ter em mente esta promessa, amando a Deus sobre todas as coisas e refletir no seu amor quando ele deu sua vida por nós, anunciando que ele vive e mostrar ao mundo que um dia ele voltará, apressar sua vinda, levando a Mensagem do Advento a todos os que ainda não o conhecem e aguardar a sua volta pra nos buscar, pois este dia em breve não tardará.

O dedo polegar dobrado representa o Desbravador ajoelhado aos pés desta promessa, se curvando a Cristo e se entregando de corpo ao seu trabalho e apresentando ao seu serviço.

Cristo vem, preparate!



Grupo de Jovens Maranathá se reune em feriado e o resultado disso é muita, mas muita risada.

No feriado de 1 de maio, Dia do Trabalhador, o dia de São José Operário foi marcado por momentos inesquecíveis e hilários para os integrantes do Maranathá.

Para quem encarou o pequeno frio que chegava em São Paulo, e foi curtir um bom momento relax com os amigos não se arrependeu. O objetivo era fechar o designer da camisa da torcida, confeccionar a bandeira para a Taça PJ 2012, mas acabou que se transformando em uma verdadeira festinha americana surpresa.

No cardápio, hot dog, pastel, e muita, mas muita cachaça. É isso mesmo, e não há motivos para tanto susto, afinal somos jovens, completamente "livres". Houve os que se exaltaram demais, mas teve de tudo, desde a um início de campeonato de futebol no X-BoX, até dancinhas de axé antigas, e bota antiga nisso.

O mais importante disso tudo foi mostrar que a amizade não é só baseada nos encontros matutinos de domingo na Paróquia, mas é um sentimento, e uma relação que vai muito além dos objetivos do grupo. A amizade é algo que se deve curtir no dia a dia, mesmo que em pequenos detalhes como um Bom Dia no Facebook. Viva o 1 de maio de 2012, e um brinde a amizade com muito Whisky e Red Bull.





Brigas na Taça PJ causam polêmica, mas Maranathá segue como exemplo de união.

É um fato consumado associar o futsal ao espírito competitivo, mas não é essa a desculpa que se pode dar as brigas constantes que aparecem dentro ou fora de quadra.

No inicio da Taça PJ foi deixado bem claro que o objetivo da competição era a integração dos grupos de jovens da região, no entanto algumas brigas mostraram que nem todos estavam dispostos a isso. Ganhar ou perder um jogo não pode ser o resumo de um trabalho tão bem organizado e muito mais que isso, esperado por tantos grupos de jovens. A Taça PJ de 2011 foi tão boa que a edição de 2012 foi aguardada ansiosamente por diversos grupos, e por mais contraditório que pareça, houve sim brigas, discussões e ofensas no jogo e nas torcidas.

Claro que essa situação não pode ser generalizada, e alguns grupos saíram dessas cenas por acreditarem no verdadeiro motivo de estar ali. O time de futsal Maranathá não foi feliz nos jogos, e vai para a última rodada do Campeonato com nenhum ponto computado, no entanto, tem sido o principal time a ser elogiado em termos de repeito, postura, união e alegria. Uma torcida que não deixou o time na mão, um grupo de jogadores jovens, muitos com menos de 18 anos, mas fortes, decididos, que buscaram a todo momento levantar a cabeça até nos momentos em que o time perdia por uma larga vantagem. O fato de não ter envolvido em nenhuma briga, já é motivo de orgulho.
E quanto a vitória? Haverá muitas outras taças e campeonatos pela frente, nada que treino, treino e mais treino não ajude o time a entrar na linha. Mas a maior vitória foi mostrada pelo caráter de cada jogador, pelo espírito de amizade que rodeia o time e a torcida. Um exemplo foi a decisão tomada no penúltimo jogo do time contra a Juventude do Ó, um outro time muito bem elogiado por sua postura, no qual os jogadores se intercalaram no momento de oração, pra quem viu pessoalmente pode ter certeza que foi de arrepiar. Parabéns ao Time de Futsal Maranathá.



Sejam Bem Vindos ao portal do Grupo de Jovens Maranathá.